
Pois é mulheres negras...
Se você está se perguntando de que moda estou falando, pensando que a moda é universal e serve tudo para todos e todas, então dá uma OLHADA nesta page do Pinterest - clicando nesta foto deste vestidinho BÁSICO - e me diz com que grau de facilidade você conseguiu se ver nestas roupitchas com modelos negras, crespas. Me dá uma pontuação de 5 a 10, ok?
Quando eu digo "kd a nossa moda" me pego pensando nas milhares de vezes que vou nas lojas e não consigo comprar uma blusinha que seja, olho e olho e nada me esclarece a mente, sempre não gosto de algo e olhando esta pasta do Pinterest só consigo pensar numa coisa... Não acho nada porque não vejo nada sobre EU, a mulher negra que sou, crespa ou alisada, não interessa, a questão é não vejo a moda me vestir, a gente tem que estar sempre naquele trabalho imaginativo de vai ficar com com isto e aquilo, enquanto outras só precisam abrir a revista da coleção e dizer - esse e aquele ali com 100% de certeza - Isso me mata!!!!

Olhar estas coleções lá nos EUA me faz ver como estamos engatinhando no mundo da moda, que moda mais mixuruca esta nossa brasilis, de passarelas brancas, unicolor, sem cor, sem ginga, quadrada, bicolor e disforme.

Que saia de renda linda!!!!
Nem tô falando das peças de estilo arrojado com geometrias e pinturas certeiras que não por acaso é sempre bom ter no armário, falo da moda simples, queria entrar numa loja e ver as duas possibilidades em manequins negros na vitrine, abrir a revista e ver mais ainda, mas num país de metade negra (preto e pardo, identificação IBGE) não tem como achar que isto é normal, não é...
Tem quem prefira fechar os olhos à verdade, mas a minha teoria conspiratória é a que já conhecemos e é muito palpável - RACISMO - ele está lá dizendo que não podemos nos ver nos catálogos, nas revistas, nas passarelas, na moda, enfim...Não somos bemvindas nem num modelito preto e branco como o da foto acima, muito normal, simples, mas procura uma modelo negra vestida assim num catálogo brasileiro de moda... vai achar??!!! Talvez 1,2 para 100 modelos brancas loiras e morenas. Não é uma numeração justa, nada justa.
É inegável as mudanças e o espaço de protagonismo que estamos começando a ter na área de moda, acessórios, maquiagem, mas ainda estamos longe de um resultado medianamente satisfatório, muito a se fazer, aprender, ocupar o mercado é preciso, alcançar esta população que quer se ver é preciso e temos bons representantes até aqui, mas precisamos de mais, muito mais, uma nova ordem está se construindo e ela vem pra ficar...
E fica a pergunta, como você se sente sobre isto?????
ps: AFRICAN FASHION WEEK EM LONDRES, e aqui nada!!!!!!!!
"alguma coisa está fora da ordem, fora da ordem mundial..." o Brasil
http://www.africafashionguide.com/2013/08/african-fashion-week-london-2013-visual-review-partone-event/



0 comentários